A receita exata para assistência farmacêutica com economia
O Estado do Paraná conta com Programa Estadual de Logística Reversa de Medicamentos, com a finalidade de implantar a coleta de medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso pela população.
A legislação estabelece a exigência de pontos de coleta de medicamentos em desuso, instalados em farmácias públicas e privadas, garantindo a participação de todos os segmentos da cadeia farmacêutica, incluindo os laboratórios fabricantes, importadoras, distribuidoras, farmácias e usuários de medicamentos.
Caso haja em sua residência medicamentos vencidos ou sobras de medicamentos que não serão mais utilizados, consulte AQUI o ponto de coleta mais próximo.
A automedicação e o uso irracional de medicamentos contribuem para que os medicamentos estejam dentre as principais causas de intoxicação. Somando a isso, tem-se ainda que o descarte inadequado de medicamentos, como nos vasos sanitários, lixo comum, pia, esgoto, queima a céu aberto, gera um grande passivo ambiental.
Dessa forma, o uso racional de medicamentos e o descarte adequado dos mesmos é fundamental para a manutenção do meio ambiente, saúde humana e animal. Neste sentido a Logística Reversa de Medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso constitui um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados para coleta e destinação final ambientalmente adequada dos medicamentos.
INSTITUIÇÕES APOIADORAS DA LOGÍSTICA REVERSA DE MEDICAMENTOS
O Consórcio Paraná Saúde já conta com alguns dos seus fornecedores de medicamentos participando do programa.