Consórcio Paraná Saúde
 

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Última atualização: 25/05/2020

[25.05.2020 | segunda-feira | 11:30]


No último dia 4 de maio, segunda-feira, o Consórcio realizou a 70ª reunião do Conselho Deliberativo, evento histórico por ter ocorrido na forma de videoconferência.

A pauta foi debatida e votada nos seguintes itens:

– apresentação da Resolução relativa a suplementação orçamentária do superávit do exercício anterior, onde foi destacado que 88,27% do total são recursos vinculados à aquisição de medicamentos e insumos e 0,35% à aquisição de Produtos para a Saúde. O percentual restante trata-se de recursos livres para manutenção das atividades operacionais. Referidos valores foram aprovados;

– situação dos medicamentos e insumos impactados pelo Covid-19. Foi apresentado um panorama das dificuldades atualmente existentes para manutenção da regularidade de abastecimento, motivado pela pandemia. Além da adaptação necessária à operacionalização interna das empresas fornecedoras, há óbices na contratação de empresas transportadoras, inclusive regionais e locais. Como consequência as entregas vem sendo realizadas em prazos maiores do que os previstos. A equipe do Consórcio tem feito um trabalho apurado de acompanhamento, como de costume. Além disto foi relatada a existência de outras dificuldades geradoras de atraso com alguns itens, como Carbonato de lítio (produção insuficiente, qualidade da matéria prima e avaria de maquinário), Benzilpenicilina (interrupção da produção por fornecedor único), Paracetamol 500 mg ,Furosemida 40 mg comprimido e Propranolol 40 mg comprimido (itens que o fabricante – Hipolabor e Sanval, empresas do mesmo grupo -, tem encontrado dificuldades para produção). Os Produtos para a Saúde sofrem pela mesma situação, onde se destaca dificuldades com os itens Máscara cirúrgica (oscilação de preço no mercado e cancelamento de empenho do lote 1/2020-PS) e Algodão hidrófilo (cancelamento da ata de registro de preços por indeferimento de pedido de realinhamento de preço). Foi ressaltado que o Consórcio, envolvendo a área técnica, jurídica e executiva, vem trabalhando com zelo extremo nas análises de inúmeros pedidos de prorrogação de prazo, realinhamento de preços e cancelamento de itens, objetivando fazer prevalecer o interesse público no atendimento do usuário.

Ainda foram apresentados dados de estudo anterior da SESA a respeito da continuidade do Programa de Descentralização das Entregas, oportunidade em que se sugeriu a inclusão de mais 10 (dez) localidades como meta a atingir no presente ano e do qual há concordância do Consórcio.

Antes da discussão da pauta o Diretor Geral da SESA apresentou relato referente à situação atual do enfrentamento à pandemia naquela Secretaria de Estado.

Tags: reuniões

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