A receita exata para assistência farmacêutica com economia
Última atualização: 08/02/2018 p>
Na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada hoje, quarta-feira (7), nesta capital, foi pactuada a nova portaria que define a ampliação do valor do repasse estadual da assistência farmacêutica para compra de medicamentos do componente básico. A partir de 2018, o valor per capita passará de R$ 2,36 para R$ 2,80. O reajuste é da ordem de 18,6%.
Ainda houve atualização da base populacional, tendo-se como referência o levantamento de 2016 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). No Paraná a estimativa do aumento populacional foi da ordem de 4,6%, passando de 10,8 milhões – estimativa do ano de 2010 – para 11,3 milhões em 2016.
Foi informado pela coordenação do Departamento de Assistência Farmacêutica da SESA que mesmo se a nova estatística apontar que a população do município tenha sido reduzida, o valor do repasse se manterá com base na estimativa populacional anterior.
O secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, disse que “Este reajuste vai ter impacto direto na população paranaense. O valor maior vai possibilitar a ampliação da quantidade de produtos para serem disponibilizados a quem necessita”